janeiro 19, 2010

ONDE ESTÁ?

' Hoje eu vou falar de um assunto que eu nunca mencionei antes aqui; política. Sinceramente, não é dos meus favoritos, mas eu me revoltei tanto com uma coisa que eu precisava desabafar.
Vocês devem ter ouvido falar do terremoto que abalou o Haiti na noite do dia 12.
Uma tragédia.
Milhares de casas e prédios foram devastados. E ainda não há um número oficial de vítimas e prejuízos. Mas acredite, foram muitos; E existem brasileiros também, por volta de 18 mortos, fora a coordenadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns. As imagens são terríveis. Houveram danos também ao prédio da ONU e às instalações brasileiras.
Mas onde eu quero chegar é: existem 7.000 soldados brasileiros no país que ajudam a manter a paz desde 2004. E agora, o governo brasileiro está disponibilizando por volta de 15 milhões de doláres sim, são doláres mesmo em dinheiro e mais um avião cheio, lotado alimentos para as vítimas do acidente.
Lindo, muito lindo. Como o governo brasileiro é bom, né?! Tão solidário com o próximo...E nossa, quanto dinheiro e comida ele tem, né?! Está explicado porque o povo brasileiro não passa fome! E quanta a violência? Pra que soldados brasileiros aqui, né?! O Brasil vive numa completa paz, praticamente o paraíso. Não há assaltos, não há mortes, não há fome.
Veja bem, não estou querendo comparar a tragédia do Haiti com o Brasil. Eu sei que houveram inúmeras mortes em apenas um dia. E eu fiquei muito triste pela situação das pessoas que estão lá, e pelas familias brasileiras que não sabem o que ocorreu com seus filhos e parentes. A comunicação no Haiti está precária, pior do que já era.
Mas onde está esse governo tão bondoso quando centenas de crianças brasileiras passam fome na rua sem familia e sem lar? Onde está esse dinheiro todo quando nossos hospitais e nossas escolas estão caindo aos pedaços? Quando não há material escolar e nem hospilatar? Onde está esse dinheiro quando falta gaze nos hospitais? gaze sim, uma coisa tão barata, mas que já faltou.
Onde estão essas pessoas que deveriam nos proteger? Onde eles estão quando 288 pessoas morrem por dia de violência no Brasil? Será que ainda não é um número suficientemente grande pra eles se importarem?
Não estou reclamando por eles ajudarem o Haiti, acho isso muito bonito e as pessoas realmente precisam. Mas existem pessoas precisando aqui também. Há pessoas passando fome. Há pessoas precisando de ajuda. Se o governo pode ajudar a população de outro país, por que não ajudar a própria?
Então, sim! Me desculpem, mas eu estou realmente revoltada e indignada com essa situação. Porque perto de onde eu moro existem crianças no sinal, pessoas passando fome, hospitais e escolas caindo aos pedaços. E eu não vejo nossos representantes levantando um dedo pra mudar alguma coisa.
E sim! Eu estou de luto, mas não pelas vitimas do Haiti e sim pelas 288 pessoas que morrem todo dia no Brasil.


Por dias melhores (F)

3 comentários:

Verônica H. disse...

É uma situação realmente triste... no começo do ano assisti a uma palestra de um haitiano, contando a verdade sobre o que o exercito brasileiro faz no haiti. revoltante é pouco!
obrigada pela visita (:

Luciana Mira disse...

Assino embaixo de tudo o que você disse! realmente.. Mas creio que essa ajuda nem foi por querer ajudar, mas sim querer aparecer. É uma vergonha.

Millena Blogueira disse...

Acho que eles precisam de ajudar sim e claro o nosso país também.
Mas comparar o Haiti conosco é complicado.
É dos países mais pobres do mundo e vivem em total miséria,foi devastado por um terremoto.
Não temos terremotos, temos miséria, mas o nosso governo não toma atitude e nem nós, nas próprias eleições os políticos que tanto tiveram envolvidos em corrupção estarão novamente sendo votados pelo povo.
Depende da gente querer mudar isso, o Haiti depende da ajuda dos outros países para ser reerguer.